Se preferir ver um vídeo a ler um texto, clique no botão
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crónica severa, debilitante.
A característica principal é a inflamação articular persistente, com dores e deformidades progressivas. Há casos em que outros órgãos são comprometidos.
A artrite reumatóide é uma doença mais frequente nos indivíduos do sexo feminino. Tem o seu pico de incidência entre 35 e 55 anos.
Causa
Não se conhece a causa da Artrite Reumatóide. Pensa-se que a origem da doença seja devida a uma alteração do sistema imunológico que determina a auto-agressão dos tecidos. Normalmente, o sistema imunitário do organismo tem como missão defender-se dos agentes externos potencialmente perigosos, mas na AR erra o alvo e reconhece como estranho qualquer componente do organismo, atacando-o e desencadeando inflamação da membrana (sinovial) que forra a cápsula fibrosa que envolve e protege as articulações.
Frequentemente acomete inúmeras articulações tais como punhos, mãos, cotovelos, ombros e pescoço, podendo levar à deformidades e limitações de movimento permanentes.
Sinais e sintomas
A AR é geralmente simétrica e as articulações afetadas podem apresentar sinais inflamatórios intensos, tais como edema, calor, rubor e dor. Os sintomas extra-articulares mais comuns são: anemia, cansaço extremo, perda de apetite, perda de peso, aumento dos gânglios ou nódulos subcutânios.
Costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.
Uma característica da Artrite Reumatóide (AR) é a rigidez matinal.Os pacientes acordam com dificuldade em movimentar as articulações, esta pode permanecer por mais de 1 hora. Nos casos mais graves a rigidez matinal só alivia parcialmente, permanecendo dor e limitação de movimentos durante todo o dia.
Diagnóstico
O diagnóstico depende da associação de uma série de sintomas e sinais clínicos, achados laboratoriais e radiográficos.
É o conjunto de todas as averiguações, como a VS (velocidade de sedimentação), o doseamento da proteína C-reactiva e as alfa-2 globulinas, e o exame específico, o teste RA (que tem por objectivo evidenciar o factor reumatóide, um anticorpo anómalo presente nos doentes) que confirmam a existência de um estado inflamatório.
Tratamento
O tratamento da artrite reumatóide deve ser iniciado o mais rapidamente possível e difere de pessoa para pessoa, consoante a idade e a gravidade das perturbações. O tratamento engloba o uso de medicação e fisioterapia.
A Terapia de Bowen no tratamento da Artrite Reumatoide
A Terapia de Bowen tem um sucesso considerável na recuperação da qualidade de vida de um doente de AR. Esta terapia consegue diminuir os marcadores da inflamação, e consequentemente tirar as dores, diminuir a rigidez matinal e melhorar a mobilidade. Contribui também para a minimização dos riscos para o organismo, da toma excessiva de medicação para aliviar as dores, na maior parte das vezes sem sucesso.
Após algumas sessões, e com a diminuição dos marcadores de inflamação, o paciente com AR, necessita apenas de fazer uma manutenção (um tratamento por mês) para manter a sua qualidade de vida.
É evidente que se recomenda a estas pessoas que continuem a ser seguidos regularmente pelo seu reumatologista, mas em contrapartida podem fazer uma vida normal sem medicação e sem dores.
Marque um tratamento perto da sua casa