Como é o tratamento de terapia de Bowen?

Inicialmente é efectuado um pequeno questionário acerca da história clínica do doente e da razão da sua visita. Esta conversa entre o terapeuta e o doente serve para o terapeuta avaliar a quantidade de movimentos que o organismo da pessoa poderá assimilar positivamente, se há algumas contra-indicações  quais os procedimentos a aplicar.

Um Tratamento Bowen consiste numa série de movimentos suaves e de grande precisão, que o terapeuta aplica ao nível da fáscia cruzando com os seus dedos sobre estruturas como fáscia, ligamentos, músculos e tendões.. A pessoa normalmente está deitada numa marquesa e, em situações muito específicas, pode estar sentada ou mesmo de pé. Uma sessão de tratamento dura entre 30 e 45 minutos e pode ser aplicada diretamente na pele ou através de roupa leve.

Os movimentos são normalmente aplicados em sequências precisas (em grupos de 2 a 8 movimentos) e entre cada sequência de movimentos existem pausas de cerca de dois minutos em que o terapeuta deixa a pessoa relaxar.

Estas pausas permitem dar tempo de integração do tratamento. Geralmente, numa primeira sessão serão trabalhadas as zonas das costas, parte posterior do membro inferior, ombros, pescoço, e joelhos. Movimentos adicionais poderão ser acrescentados nas áreas onde os sintomas estão localizados. Nas sessões seguintes serão acrescentados procedimentos diferentes.

Muitas vezes as pessoas ficam perplexas com os poucos movimentos realmente necessários durante o tratamento e podem sair da primeira sessão com a sensação de ter poucas ou nenhumas melhorias. Não se preocupe, pois as reações a esta terapia podem mascarar a sua aparência calma e evasiva.

Idealmente cada sessão é espaçada de 7 dias, (não menos de 5 nem mais de 10 dias de intervalo). Normalmente são precisos entre quatro a oito tratamentos para resolver o problema apresentado. Mesmo problemas muito antigos podem responder muito depressa aos tratamentos.

Esta terapia não interfere com os cuidados médicos tradicionais. De facto, o input da técnica dirigido ao sistema nervoso é muito subtil e o corpo responde a seu tempo. Cada pessoa reage de maneira diferente a ritmos e níveis diferentes – cada indivíduo reagirá consoante o seu caso particular.

O tratamento propicia uma corrente de mudanças benéficas e uma sensação de bem estar geral. Como em qualquer tratamento de desintoxicação, logo que o cérebro começa o processo de reparação são comuns os efeitos secundários de rigidez muscular e uma leve sensação de corpo dorido, bem como ligeiras dores de cabeça. É importante notar que é a reação do organismo ao tratamento de Bowen, e não a técnica em si, que levam ao equilíbrio.

É recomendado que não se utilize outras terapias em simultâneo com a Terapia de Bowen, uma semana antes do primeiro tratamento e uma depois do fim do último. É totalmente desaconselhada a mistura de terapias uma vez que, embora a Terapia de Bowen não interfira com outras terapias, podem ser estas a interromper ou atrasar o processo de equilíbrio, anulando a eficácia dos movimentos de Bowen.

Uma vez terminada a sessão, a pessoa recebe recomendações que, basicamente, alertam para o facto de que se irá processar uma reorganização do organismo durante alguns dias. Nestes dias, é aconselhável não fazer demasiado esforços. É também aconselhado a andar diariamente 20 minutos e beber água em quantidade suficiente para limpar o sistema linfático, hidratar a fáscia e ajudar os músculos a obter o seu equilíbrio rapidamente.

Os 3 A’s

Andar

Até há muito pouco tempo pensava-se que carregar pesos era a maior causa das dores nas costas, mas estudos efectuados recentemente indicam que estar sentado causa mais problemas. Estar sentado coloca muita pressão na zona lombar. Quanto mais tempo estamos sentados mais dores vamos ter, isto porque cerca de 40% do nosso peso é suportado pela zona lombar quando estamos sentados. O nosso corpo, e em particular a nossa coluna lombar, não foi desenhada para estar sentada numa cadeira por longos períodos de tempo.

Andar é, na realidade, o melhor medicamento natural para as dores nas costas e muitos outros problemas físicos. Pode acelerar o processo de recuperação assim como muitos outros benefícios.

Logo após uma sessão da Terapia de Bowen é aconselhável dar um passeio de 15 a 20 minutos para ajudar o seu corpo a ver-se livre da dor.

Água

50 % das pessoas estão cronicamente desidratadas. Estudos realizados recentemente indicam que a maioria das dores são devido a desidratação crónica do organismo. Beber pelo menos 8 copos de água por dia ajuda:

  • Hidratar o organismo;
  • Perder e manter peso, já que ajuda a dissolver as gorduras ingeridas e favorece o bom funcionamento dos intestinos;
  • Transporta nutrientes, vitaminas, minerais e entre outros elementos às células;
  • Através da transpiração e sudação controla a temperatura;
  • Elimina as toxinas através dos rins e da urina;
  • Alivia a dor em todo o corpo;
  • Lubrifica as articulações;
  • Mantém o equilíbrio do nosso corpo.

 

Aguardar

Após uma sessão da Terapia de Bowen, a pessoa deve aguardar uma semana antes de receber a sessão seguinte desta terapia ou de qualquer outra modalidade (massagem, quiroprática, etc) para não interromper o processo de cura.

Os movimentos de Bowen enviam sinais elétricos aos seus músculos, sistema nervoso e cérebro, ajudando o organismo a restaurar o equilíbrio. Os efeitos de um tratamento vão, na realidade, continuar o seu trabalho durante o resto da semana e, possivelmente, durar até mais tempo.

A pessoa deve confiar na técnica de Bowen e saber aguardar que o seu organismo comece a reagir ao tratamento.

Lembre-se: prevenir é melhor que remediar. Assim que mostrar sinais de melhoria, continuaremos a trabalhar consigo para manter a harmonia e o equilíbrio atingido.