O Bowen tem um efeito a nível celular que encoraja o organismo a aumentar os seus recursos de forma a atingir o equilíbrio.
Sendo o corpo uma unidade altamente complexa e dependendo o seu equilíbrio de uma harmonia entre todos os seus componentes, basta um simples movimento Bowen para que existam rapidamente efeitos ao nível de todo o sistema, produzindo, assim, o máximo de resultados com a mínima intervenção.
Enquanto a medicina convencional tenta tratar apenas o sintoma, a Terapia de Bowen defende uma abordagem verdadeiramente holística ao tentar encontrar a causa do problema e intervindo também a esse nível.
Porque o corpo humano é tão extraordinário, o equilíbrio pode, com frequência, ser alcançado com o mínimo de influência externa. O terapeuta é um mero catalisador que procura dar o estímulo certo.
Ao contrário de outras terapias, o Bowen não impõe uma abordagem pré-determinada. Cada tratamento é aplicado de acordo com as necessidades e condições específicas, os aspectos físicos, químicos, emocionais e mentais de cada indivíduo.