Perguntas frequentes

Esta terapia é segura?

A Terapia de Bowen utiliza movimentos tão suaves que quase não é usada pressão nos movimentos e é considerada uma das terapias existentes mais seguras . De facto, é tão não-invasiva e suave que é comum as pessoas adormecerem durante uma sessão. Por ser tão suave, esta terapia é ideal para pessoas de todas as idades – desde recém-nascidos até pessoas muito idosas – em qualquer situação. Há apenas um pequeno número de casos onde se deve ter especial atenção, estes são:

  • Na gravidez, que apesar de ser muito segura e indicada, não se recomenda os tratamentos nas primeiras 12 semanas de gestação.
  • Certos procedimentos não se aplicam em zonas onde existam próteses (como implantes de silicone nos seios);
  • Certos procedimentos não se aplicam na zona onde uma pessoa tenha tido uma intervenção cirúrgica na articulação temporo-mandibular.

Que resultados devo esperar de uma sessão da Terapia de Bowen?

A maioria das pessoas reportam um alívio dos sintomas logo após a primeira sessão, mas os resultados podem variar segundo o problema de cada indivíduo. As mudanças obtidas no seu organismo têm normalmente um efeito duradouro. E acontece, por vezes, muitas pessoas reportarem alívio de outros sintomas diferentes daqueles que os levaram à consulta (efeito holístico).

O tratamento propicia uma corrente de mudanças benéficas e uma sensação de bem estar geral. Como em qualquer tratamento de desintoxicação, são comuns os efeitos secundários de rigidez muscular e uma leve sensação de corpo dorido, bem como ligeiras dores de cabeça logo que o cérebro começa o processo de reparação.

Qual o intervalo recomendado entre sessões?

As sessões duram entre 30 a 45 minutos. Idealmente, cada sessão é espaçada de 7 dias, (não menos de 5 nem mais de 10 dias de intervalo). Embora as pessoas reportem melhorias após os primeiros tratamentos, o terapeuta recomendará mais algumas sessões para solidificar o trabalho. Alguns problemas crónicos podem requerer sessões a longo prazo.

Como é que eu sei se um terapeuta é qualificado?

Os terapeutas são graduados e registados pela The Bowen Association of UK e são autorizados a utilizar as letras BTA ou BTAA após o nome. Os cursos de terapeuta consistem numa série de exames escritos e práticos, assim como a realização de casos práticos reais. Os terapeutas são obrigados a realizar um curso de Anatomia e Fisiologia Humana e outro de Primeiros Socorros. Estão protegidos por um seguro de trabalho e são obrigados a realizar todos os anos dois dias de formação na qual a Associação se certifica que os terapeutas continuam a praticar a Técnica de Bowen corretamente na sua forma original. Os terapeutas aderem ainda a um exigente código de conduta.