Descobri esta terapia, devido a uma doença que me foi diagnosticada há 16 anos, a Espondilite Anquilosante (EA). Esta é uma doença reumática inflamatória crónica, dolorosa e progressiva, que atinge as articulações da coluna vertebral e, em especial as articulações sacro-ilíacas e da região lombar.

 

Uma pessoa conhecida falou-me da Terapia de Bowen mas, como sempre fui muito céptica em relação todo o tipo de terapias alternativas, não me deixei convencer facilmente. Estava convencida que ter uma doença crónica era algo que simplesmente devia aceitar e que nada me podia ajudar além da medicina tradicional que, de facto, não estava a fazer muito por mim.

 

Sabendo que nada tinha a perder, resolvi fazer algumas sessões de tratamentos de Bowen.

 

Após a primeira sessão fiquei mais uma vez bastante céptica, já que o terapeuta me tinha apenas aplicado alguns movimentos tão suaves que eu pensei que seria impossível eles terem algum efeito no meu organismo.

 

Após 3 tratamentos, as minhas dores começaram a diminuir e a minha mobilidade começou a melhorar de dia para dia. Ao fim de 11 tratamentos as minhas dores tinham completamente desaparecido. Eu estava incrédula e rendida às evidências.

 

16 anos mais tarde continuo a fazer um tratamento por mês em forma de manutenção e a ser seguida pelo meu reumatologista que me receita análises de sangue de ano a ano. Os valores saem sempre normais, como se não tivesse a doença activa.

 

Graças a esta terapia, hoje consigo fazer uma vida completamente normal, sem medicação.

 

Fiquei sem dores e com a mobilidade normal de uma pessoa da minha idade.

 

Fiquei de tal maneira fascinada com esta terapia que resolvi tornar-me terapeuta de Bowen.

 

Hoje em dia, tenho uma perspectiva muito clara relativamente à forma como a Terapia de Bowen funciona. Eu conheço o seu efeito lógico no organismo. E vejo que faz todo o sentido. Mesmo assim esta técnica continua a fascinar-me na forma como afecta cada indivíduo de forma diferente e única. É extremamente gratificante ouvir dos meus pacientes ao fim de 3 tratamentos ‘a dor desapareceu completamente’. Entendo perfeitamente a sua alegria, até porque eu também já a senti…

 

Sou graduada e certificada pela The Bowen Therapy Academy of Australia, com qualificação de movimentos avançados.

As minhas áreas de maior interesse são as doenças auto-imunes e dor crónica.

 

Sou a primeira terapeuta de Bowen portuguesa membro fundador e ex-presidente da APTBowen (Associação portuguesa de terapeutas de Bowen).

 

Sou também Instrutora Sénior da Bowen Therapy Academy of Australia.
Desde 2006 que me dedico a tempo inteiro a esta terapia na minha clínica e a ensinar Cursos Básicos da Terapia de Bowen em Portugal , Brasil e Dubai.

Sou hoje a terapeuta portuguesa com mais elevado grau de instrução dentro da estrutura de ensino Bowtech.

É algo de que me orgulho muito.