O que a Terapia de Bowen não é

Muitas vezes é mais fácil de explicar a Terapia de Bowen dizendo claramente o que ela não é:

  • A Terapia de Bowen não é uma técnica de diagnóstico, pois estas pretendem detectar/despistar doenças ou outras disfunções psicossomáticas. A técnica de Bowen pode ser, no entanto, utilizada como uma das técnicas complementares ao diagnóstico, funcionando como um catalisador para o bem estar geral do indivíduo.
  • A Terapia de Bowen não é uma massagem. A massagem é uma manipulação manual que consiste no estímulo agradável da pele, através de fricção, percussão, vibração, pressão entre outros componentes. Na Terapia de Bowen os movimentos são feitos à superfície da pele, de forma muito delicada, e com grande precisão em zonas específicas, nervos, tendões, fáscia e a pressão utilizada é muito, muito suave. Uma das recomendações feitas após um tratamento de Bowen é nunca massajar, ou friccionar as áreas tocadas pelo terapeuta.
  • A Terapia de Bowen não é Acupunctura. A Acupunctura é uma técnica de origem chinesa de alívio da dor e de outras perturbações que consiste na introdução e mobilizações de agulhas em pontos específicos do corpo humano. Na Terapia de Bowen alguns movimentos localizam-se em pontos coincidentes com linhas e meridianos de Acupunctura mas o movimento de Bowen é feito com os dedos do terapeuta onde este apenas cruza a estrutura.
  • A Terapia de Bowen não é Quiroprática. A Quiroprática consiste em manipulações forçosas e mecânicas do aparelho músculo-esquelético, promovendo o rápido alívio da dor. Na Terapia de Bowen não se realizam manipulações forçosas. No entanto, a maioria dos terapeutas, e mesmo alguns doentes, notam algum movimento vertebral durante os tratamentos. Este facto deve-se ao realinhamento do próprio corpo, sintoma de que o tratamento está a fazer efeito.
  • A Terapia de Bowen não é uma terapia baseada em energias, que podem até ser intrusivas, uma vez que o terapeuta pode focar-se demasiado em atingir os resultados desejados, podendo estes coincidir, ou não, com as necessidades da pessoa. Na Terapia de Bowen, o terapeuta é treinado apenas para se focar em fazer o movimento específico consoante o problema do doente.
  • A Terapia de Bowen não é Fisioterapia. A fisioterapia consiste no tratamento de danos, defeitos físicos e de dor, através do exercício, calor, massagens, eletroterapia e outras técnicas físicas. Na Terapia de Bowen, os movimentos vão provocar uma resposta a nível celular e consequentemente a nível físico. Este facto pode explicar por que nem todas as pessoas sentem os efeitos do tratamento imediatamente após o tratamento. Cada indivíduo responde a seu tempo dependendo apenas do tempo de resposta do seu próprio organismo, podendo este variar entre 1 a 6 tratamentos.

A Terapia de Bowen não é  drenagem linfática. A drenagem linfática é uma técnica que estimula, mecanicamente, o fluxo de linfa com pressão na superfície da pele, seguindo o curso do sistema linfático. Na técnica de Bowen alguns movimentos estimulam o sistema linfático e, consequentemente, o sistema imunitário, apenas com o toque dos dedos do terapeuta em específicos locais no corpo da pessoa.